Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook Ativ Laboral
  • LinkedIn Ativ Laboral

Análise e gestão ergonômica para empresas

 

A Ativ Laboral é especialista em análise, gestão e assistência ergonômica para empresas, oferecendo soluções que criam e fortalecem uma estrutura focada em qualidade de vida no trabalho e melhoria da produtividade das equipes.

Ergonomia

A ergonomia é uma ciência que estuda a interação do homem com seu trabalho nas esferas física, organizacional e psicossocial para ter a correta compreensão e transformar o ambiente onde o trabalhador esta inserido, visando uma adaptação do trabalho ao homem de maneira que o trabalhador possa atingir a produção esperada sem ter prejuízos para a sua saúde.

 

Veja como nossa equipe pode apoiar sua empresa na prevenção e manutenção dos sistemas de ergonomia corporativa.

Como tantos outros sistemas dentro da empresa (sistemas de qualidade, sistemas de gestão) a Ergonomia também deve ser vista como um sistema a ser implementado e diariamente alimentado para funcionar e ter eficácia necessárias para uma gestão de sucesso. O problema é que normalmente o vemos dentro das empresas é a contratação isolada de uma análise ergonômica do trabalho, que gera um documento engavetado e não proporciona os benefícios possíveis para a empresa, a não ser um levantamento dos problemas relacionados à ergonomia. Isso acontece porque as empresas não contam com profissionais especializados para compreender e aplicar as sugestões de melhorias descritas na AET (Análise Ergonômica do Trabalho).

Com profundo conhecimento técnico da Ergonomia, a Ativ Laboral implanta com sucesso o sistema de gestão em ergonomia nas empresas. Este sistema visa controlar todas as demandas que surgem no quesito relacionado à ergonomia, tais como reclamações de dores por parte dos funcionários, processos trabalhistas, análise de novos projetos, análise para reintegração e PCds, entre outras atividades que podem elevar o sistema ergonômico a um patamar cultural dentro das empresas.

Nossa equipe conta com experiência em óticas da ergonomia anglo-saxônica e francesa, desenvolvendo uma análise ergonômica diferenciada que avalie aspectos físicos, organizacionais e cognitivos dos postos de trabalho e funções. Após a análise, obtemos ótimos resultados que melhoram e facilitam o dia a dia dos colaboradores, aumentando a produtividade das empresas e a qualidade de vida da equipe.

Dentro dessa especialização, a Ativ Laboral atua em duas principais frentes que apoiam os processos normativos nas organizações:

 

Gestão Ergonômica

Atender a legislação normativa relacionada a saúde e segurança do trabalho não é uma tarefa fácil. Mas enquanto as equipes de recursos humanos permanecem focadas em observar os trâmites burocráticos para que tudo aconteça dentro dos parâmetros necessários, um profissional especializado em análise ergonômica e saúde no trabalho pode ser um parceiro estratégico para a empresa.

Além de atuar com as Análises Ergonômicas do Trabalho (AET), a Ativ Laboral ainda apoia a estruturação e adaptação da empresa para o trabalho de PcDs e a criação de novos postos de trabalho, bem como a implantação e capacitação de comitês internos para que novas estruturas e postos de trabalho sejam planejados dentro dos critérios mínimos exigidos.

Muitas vezes é necessário ainda realizar a reinserção dos colaboradores que apresentaram um quadro de dores ou que estão voltando de afastamento médico. Realizamos o acompanhamento funcional que determina o retorno gradativo às atividades ou o direcionamento a um novo posto de trabalho, levando em consideração a atividade desenvolvida e a ergonomia do posto de trabalho.

Essas iniciativas geram apoio à prevenção de processos trabalhistas relacionados a doenças do trabalho e amplia o apoio operacional da equipe de recursos humanos, departamento jurídico e departamento médico para o atendimento das legislações vigentes.

A Ativ Laboral tem participação ativa no atendimento à legislação NR 17 e apoio fundamental na formação de Comitês de Ergonomia dentro das organizações.

Análise Ergonômica do Trabalho - NR 17

 

Através da Análise Ergonômica do Trabalho identificaremos os principais riscos que possam acometer a saúde e a segurança dos colaboradores. Serão analisados aspectos relacionados aos mobiliários, equipamentos, ambiente de trabalho, posturas, organização, etc.

A AET (Análise Ergonômica do Trabalho) segue as seguintes etapas:

1. Análise da demanda e do contexto;

2. Análise global da empresa;

3. Análise da população de trabalhadores;

4. Definição das situações de trabalho a serem estudadas;

5. Descrição das tarefas;

6. Pré-diagnóstico;

7. Observação sistemática;

8. Diagnóstico;

9. Validação do Diagnóstico;

10. Sugestões de melhorias;

11. Cronograma de implementação das medidas de melhoria;

12. Acompanhamento da implementação das medidas de melhorias.

Formação de Comitê de Ergonomia (COERGO)

 

Passos para elaboração do comitê de ergonomia para a empresa:

 

1º - Palestra inicial para as diferentes áreas sobre a importância da área de ergonomia;

2º - Escolha e definição de membros das diferentes áreas da empresa: RH, Logística, Qualidade, Engenharia, Manutenção e SESMT;

3º - Treinamento para os membros do comitê;

4º - Reunião de abertura com apresentação da demanda de trabalhos do comitê;

5º - Atuação do comitê por ordem de prioridades;

6º - Apresentação da análise ergonômica para o comitê;

7º - Atuação nas situações levantadas após análise.

 

Perícia em Ergonomia

A Medicina do Trabalho, sobretudo em demandas trabalhistas, leva em consideração frequentemente a Perícia em Ergonomia, estando geralmente atreladas a questões ortopédicas, conforto, segurança e eficiência no trabalho.

No entanto, muitas empresas se enganam ao entregar para a justiça uma Análise Ergonômica que não foi realizada para responder as questões relacionadas exclusivamente ao processo trabalhista que está sendo realizado. E este erro pode abrir discussões para novos processos ou não fornecer dados que são importantes para que o advogado ou assistente técnico possa fazer uma boa defesa técnica.

O Parecer Técnico Ergonômico realizado pela Ativ Laboral  é uma ferramenta muito importante para apoiar e determinar o Nexo Causal, auxiliando a área jurídica das organizações a proteger a imagem corporativa, assim como a contestação do NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário), que pode comprovar que uma doença não foi desenvolvida ou agravada no exercício das atividades do colaborador na empresa, evitando os altos custos gerados pelo benefício B91 e B94 no INSS. Tudo com acompanhamento técnico profissional em todas as etapas do processo de perícia.

 

O que sua empresa precisa saber

(Dúvidas Frequentes)

Veja alguns pontos de impacto que comprovam porque é fundamental investir em ações preventivas de saúde e qualidade de vida no ambiente corporativo.

Entre em contato e saiba como podemos ajudar sua empresa a transformar a qualidade de vida no trabalho e elevar a produtividade do seu time.